Dinâmica: Os Laços deste mundo
Objetivo:
Alertar-nos contra a depravação deste mundo e, como fugirmos dela
Material didático:
Estória: O Caminho perigoso do qual ninguém volta
Atividade didática:
Chame a atenção dos alunos para o significado da palavra laço; explique que nesta dinâmica ela será usada em sentido figurado, a fim de que fique bem demonstrado o sentido do pecado em relação à nossa vida.
Diga aos alunos que irá contar uma história retirada da Coletânea de Mil Ilustrações Selecionadas, e que essa história mostrará bem o que significam os laços do pecado.
O Caminho perigoso do qual ninguém volta
Conta-se a história de uma velha e sábia raposa que estava para entrar em uma cova onde os numerosos rastros de suas companheiras lhe diziam que uma multidão de raposas já havia entrado antes dela.
Achando-se justamente na entrada, hesitou, porque notou que todos os rastros iam na mesma direção - todos mostravam que haviam entrado na cova, mas nenhum voltara. Depois de um momento gasto em aparente meditação, ela voltou-se e foi embora.
Nos nossos dias, muitas são as cavernas em que os homens estão entrando, nas quais só há pegadas apontando para dentro. Há lugares de diversões, antros de vício, sim, mesmo palácios de iniquidade, que atraem pessoas de ambos os sexos. Muitos estão à porta, começando a descer pelo caminho da perdição. Todos os vestígios à entrada apontam para uma direção, porque poucos entram pelos portais do pecado e voltam. Se alguns poucos voltam, suas pegadas são apagadas pelos passos apressados da grande multidão que se lança para a destruição certa.
A porta por onde hoje entras pode conduzir-te à cova do hábito, a uma vida de escravidão. Poucos dos que adquirem maus hábitos voltam atrás. A porta que está diante de ti hoje pode ser a do sexo fora do casamento; e se esse portal for transposto, pode ser a entrada para uma vida de miséria, desgraça, remorso e escravidão.
Comente rapidamente o significado desse texto. Em seguida pergunte:
- Alguém aqui já se viu envolvido pelos laços do pecado, por exemplo? Como aconteceu isso? Como você se livrou dele?
- Porque alguns de nós, cristãos, caiamos nos laços dos prazeres insaciáveis da carne?
- Como fugir dos laços da depravação sexual dos dias atuais?
- Alguém aqui já foi envolvido pelos laços da beleza deste mundo? Qual foi a sua experiência, neste sentido?
Por meio desse rápido momento com seus alunos, você estará usando a experiência deles para ilustrar o conteúdo da lição.
0 comentários:
Postar um comentário