Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Dinâmica da Lição 04: Esteja Alerta e Vigilante, Jesus Voltará (Adultos)



Dinâmica: Preparados

Objetivo:
Refletir a respeito da importância do preparo espiritual que devemos ter para a volta de Jesus.

Material didático:
Cópias da parábola das dez virgens

Atividade didática:
Leia com os seus alunos a parábola das dez virgens narrada em Mateus 25.1-13. Em seguida mostre alguns princípios importantes da parábola:
1.      O porquê da parábola: A parábola foi apresentada porque Jesus queria continuar falando sobre a situação interior do homem, quando Ele retornasse para buscar o seu povo. Muitos estariam aguardando fielmente o “abrir das portas”, enquanto outros estariam vivendo de aparência como aquelas cinco virgens descuidadas que estavam vestidas, mas não tinham o fogo para iluminar o caminho e acompanhar o noivo, isto é, estavam completamente despreparadas para o evento, por isso, elas seriam deixadas para trás.
2.      Princípio moral: Na parábola, fica claro que houve um compromisso mútuo acertado entre as dez virgens para acompanhar o cortejo nupcial até a casa do esposo. Cinco virgens se prepararam para isso, mas cinco delas não foram cuidadosas para verificar todos os detalhes. A falta de preparo prejudicou a participação numa festa tão especial, pois não levaram azeite suficiente consigo. Essa atitude mostrava negligência, despreocupação e descuido; isso trouxe grande prejuízo para elas, pois ficaram impedidas de participar da festa. Assim, decepcionaram o noivo, pois somente cinco acompanharam o cortejo.
3.      Princípio espiritual: No Reino dos céus, o preparo deve ser em todas as direções, inclusive na espiritual, pois uma pessoa só brilha no mundo se estiver iluminada pelo Espírito Santo.

Agora realize uma discussão em grupo:
Discussão em grupo
- A falta de preparo já causou situações embaraçosas para você?
- O que você falaria com aquelas virgens despreparadas?
- Qual a sua opinião sobre uma pessoa que só se preocupa com a vida material?
- O que tem prejudicado a igreja em seu preparo espiritual?
- Como estar preparado e vigilante para a volta de Jesus?


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos a você uma aula abençoada por Deus.




SHARE

Leonésio Ponce

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

0 comentários:

Postar um comentário