Quando nos sentamos
e contemplamos as grandes verdades contidas no plano de Deus para a história,
como estão reveladas na Bíblia, é verdadeiramente espantoso examinar tal
realidade. Uma listagem parcial incluiria o seguinte: a criação que Deus
realizou a partir do nada; a criação dos anjos de Deus e seu papel na história;
a queda do homem no pecado; a Arca de Noé e o Dilúvio; a torre de Babel; o
chamado de Abraão; o Êxodo e a formação da nação de Israel; a história de altos
e baixos de Israel; a primeira vinda de Cristo; Sua morte, ressurreição e
ascensão; a fundação da Igreja; e a promessa de Cristo de retornar e levar Sua
noiva para o céu no Arrebatamento. Estes fatos reais e históricos são maiores
do que qualquer relato fictício que a maioria dos fazedores de filmes poderia
conceber. Portanto, um dia o Pai dirá ao Filho para ir buscar Sua noiva e,
naquele momento, todo crente que estiver vivo, não importa onde esteja, será
levado para o alto, nas nuvens, para encontrar-se com o Senhor, a fim de ser
conduzido para o céu. Este será realmente um acontecimento fantástico!
O
Impacto do Arrebatamento
Romanos 11.25 indica
que o ponto do disparo do Arrebatamento será quando “haja entrado a plenitude dos gentios”. Um dos melhores léxicos gregos de
nossos dias diz que o substantivo traduzido por “plenitude” nesta passagem
significa “o que é levado a ser completo; um número inteiro”.[1] Também Atos
15.14 diz: “Expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios,
afim de constituir dentre eles um povo para o seu nome”. Desta forma, quando aquele
último gentio convertido vier à fé em Cristo, a Igreja, o Corpo de Cristo,
estará completa e o Arrebatamento acontecerá. O número completo dos gentios
terá chegado e então nosso Senhor voltará Sua atenção para a salvação de Israel
(Rm 11.26), durante o subsequente período da Tribulação.
O Arrebatamento da
Igreja será um acontecimento verdadeiramente fabuloso, que confundirá o mundo.
Pense nele por um momento. Como é que o mundo (que hoje rejeita a possibilidade
de que um Deus que faz milagres esteja vivo) explicará o súbito desaparecimento
de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo em um instante de tempo? De
modo geral, as pessoas que forem deixadas para trás não estarão abertas para a
possibilidade do Arrebatamento, embora todos aqueles que tiverem sido levados
sejam cristãos que criam na Bíblia. Seja qual for a explicação das autoridades,
será uma grande mentira que propagarão. No entanto, eu creio que o
Arrebatamento será um chamado para despertar àqueles muitos que estavam
familiarmente próximos dos cristãos antes do acontecimento.
Cônjuges, filhos,
parentes, vizinhos e amigos que ouviram aqueles cristãos tolos conversando
sobre seu súbito e aguardado desaparecimento certamente repararão nesse
preocupante evento global. Muitos começarão a vir à fé em Cristo depois do
Arrebatamento e antes que comece a Tribulação de sete anos. Afinal, haverá um
intervalo de tempo entre o Arrebatamento, que termina a era da Igreja, e o
início da Tribulação, que começa com a assinatura da aliança entre o Anticristo
Romano Reavivado e a nação de Israel (Dn 9.24-27). Esse intervalo poderá ser de
dias, semanas, meses ou até mesmo de anos, uma vez que será removido no
Arrebatamento “aquele que agora o detém”, a saber, o Espírito Santo que
habita na Igreja (2 Ts 2.6-8), possibilitando assim o surgimento do homem da iniquidade,
isto é, do Anticristo.
Daniel 7 e 11
esboçam a elevação da besta e do Anticristo ao poder e isto levará algum tempo.
Primeiro, haverá necessidade de que o Império Romano Reavivado de dez nações
surja porque será a partir dessa federação que subirá o pequeno chifre (Dn
7.20), e este é o Anticristo. Isto demorará algum tempo. Depois, o Anticristo
negociará ou imporá a aliança de sete anos com Israel (Dn 9.27) e a Tribulação
terá início.
O intervalo entre o
Arrebatamento e o início da Tribulação será, provavelmente, de um ano ou mais,
para que todos estes acontecimentos, que levam ao início da Tribulação, possam
começar. Creio que Deus, o Espírito Santo, conduzirá muitos à fé em Cristo como
o Messias mesmo antes do começo da Tribulação. A mim me parece que o evento do
Arrebatamento dará a ignição a um grande ajuntamento de almas para a fé em
Cristo, uma vez que será uma fantástica demonstração do poder miraculoso de
Deus em conjunção com um mover do Espírito Santo. Este atrairá indivíduos à fé
em Cristo ao abrir suas mentes para receberem a mensagem do Evangelho (At
16.14). Também parece que centenas de milhões de pessoas serão salvas durante o
período da Tribulação em si, como se pode observar em Apocalipse 7.9: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que
ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé
diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com
palmas nas mãos”.
Uma
Atitude Adequada em Relação ao Arrebatamento
Qual é a atitude
adequada que os cristãos deveriam ter à medida que a noiva aguarda por seu
Noivo? Primeiro, não é uma atitude apropriada esperar que o maravilhoso
Arrebatamento ocorra para que possamos escapar das responsabilidades aqui na
terra. Lembro-me que, no Seminário, logo antes do exame de grego, um dos meus
colegas disse: “Não tenho nenhum problema que o Arrebatamento não pudesse
resolver neste exato momento”. O Arrebatamento é, para nós, um escape da ira de
Deus, mas isto não significa que seja uma fuga de responsabilidades. É verdade
que “a ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos
filhos de Deus” (Rm 8.19); e
que “não somente ela, mas também nós, que temos as primícias
do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos,
a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23). Isto
é verdadeiro porque nós experimentamos a dor de viver debaixo de maldição em um
mundo decaído, e aguardamos diariamente a redenção do nosso corpo no
Arrebatamento.
Entretecidas por
todas as epístolas do Novo Testamento estão presentes as mensagens motivadoras
sobre como o retorno do Noivo para a Sua noiva, a qualquer momento, nos
capacita a perseverar na fé, nesta hora atual, a fim de agradá-lO.
Fico especialmente
impactado por aquilo que o apóstolo Pedro diz em 1 Pedro, capítulo 1. Repetidas
vezes, Pedro encoraja seus companheiros crentes judeus a suportarem as
dificuldades atuais à luz de sua futura herança, que eles receberão em Cristo.
Ele nos diz que nossa herança está “reservada nos céus para vós
outros” (1Pe 1.4); que ela é
uma “salvação preparada para revelar-se no último tempo” (v. 5); e que esta salvação “redunde em
louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo, a quem, não havendo visto,
amais” (vv. 7-8). Ainda no
capítulo 1, Pedro continua a admoestar os crentes judeus, da seguinte maneira: “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e
esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus
Cristo” (v. 13). Vemos que a
base de Pedro, assim como dos outros escritores das epístolas do Novo
Testamento, é estimular os crentes a perseverarem no presente, mantendo o foco
em nosso futuro com Cristo. Isto é contrário ao pensamento de muitos hoje na
Igreja, que ensinam que não podemos falar sobre a profecia bíblica e o futuro
porque estamos tratando de questões no presente. Isso está errado! Os
escritores inspirados das epístolas do Novo Testamento sabiam que o plano de
Deus para a Igreja é termos certeza sobre para onde estamos indo no futuro, de
sorte que os crentes tenham uma grande confiança e esperança no presente.
Experimentamos a dor de viver debaixo de maldição em um mundo decaído, e aguardamos diariamente a redenção do nosso corpo no Arrebatamento. |
O apóstolo João tem
a mesma mentalidade que a encontrada em Pedro, quando diz: “Amados, agora,
somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos
que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de
vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é
puro” (1Jo 3.2-3). Observe
que tanto Pedro quanto João admoestam seu rebanho a “ter” a esperança fixada no
futuro retorno de Cristo, que resultará no viver piedoso no presente (1Pe 1.13;
1Jo 3.3). Quando um crente sabe quem ele é em Cristo, é orientado adequadamente
para seu destino em Cristo, e pensa nas implicações que isto tem para sua vida,
como poderia não viver por Cristo no presente? Parte do problema está em que
muitíssimos crentes, inclusive pastores, não pensam sobre as implicações
daquilo que o Novo Testamento ensina nessas áreas. A lógica do Novo Testamento
a respeito do futuro é que ele causará impacto sobre a vida dos crentes no
presente. Pelo menos ele impactará aqueles que percebem as implicações deste
ensinamento, que está entretecido por todos os ensinamentos das epístolas do
Novo Testamento.
Conclusão
Que maravilhoso dia
será o dia do Arrebatamento para todos os crentes que estiverem vivos, mesmo
para aqueles que não acham que ele pode acontecer a qualquer momento. Será
maravilhoso porque nossa salvação estará completa à medida que a Igreja
perceber tudo aquilo pelo que temos aguardado, inclusive vermos o Senhor face a
face pela primeira vez. A maravilhosa esperança do Arrebatamento para a Igreja
deveria ser algo real na vida de todos os crentes, porque as epístolas se
aplicam a nós hoje tanto quanto se aplicavam aos crentes quando elas foram
escritas. Tal maravilhosa esperança é uma das principais razões pelas quais nós
alegremente vivemos por Cristo hoje e priorizamos nossa vida tendo em vista os
valores eternos, sabendo que temos “uma herança incorruptível,
sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” (1Pe 1.4) Maranata! (Pre-Trib Perspectives)
*Thomas Ice é
diretor-executivo do Pre-Trib Research Center.
Ele é autor de muitos livros e um dos editores da Bíblia de Estudo Profética.
Nota:
1. W. F. Arndt, F. W. Danker, F. W.
Gingrich, & Walter Bauer, A Greek-English Lexicon of
the New Testament and Other Early Christian Literature [Um Léxico Greco-Inglês do Novo
Testamento e de Outras Literaturas Cristãs Primitivas], 3ª ed. (Chicago:
University of Chicago Press, 2000), p. 830.
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