Professores e professoras observem alguns pontos importantes e
valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os
dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone,
e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a
aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo
de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes
uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua
sala.
3– Aconselhamos que
antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para
que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula
procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante
a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por
meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que
você como professor entenda a importância de cada atitude como a que
recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo
com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar
a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha
sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá
atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que
ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações
teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É
importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de
aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A Queda da Raça Humana.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você
apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para o encerramento da aula, aplique a dinâmica “O Naufrágio”.
Dinâmica: O Naufrágio
Objetivo:
Refletir a respeito da importância de uma escolha e quais as
consequências que ela trará para nossa vida.
Material didático:
Quadro negro, giz, pedaços de papel, lápis ou caneta.
Atividade didática:
Distribuir um pedaço de papel e lápis para cada participante.
1. O professor desenha um barco no quadro, e diz ao grupo que aquele
barco está navegando em alto mar com TRÊS TRIPULANTES e DEZOITO PASSAGEIROS;
2. Os passageiros são: UM VAQUEIRO, UM ENGENHEIRO, UM BANQUEIRO, UMA
DENTISTA, UMA DONA DE CASA, UMA ECOLOGISTA, UM ATLETA, UM PROGRAMADOR DE
COMPUTADOR, UM PASTOR, UM LADRÃO, UM DROGADO, UM POLÍTICO, UM BÊBADO, UMA ATRIZ
FAMOSA, CANTOR GOSPEL, UMA CRIANÇA, UMA PROFESSORA E UM OPERÁRIO;
3. Uma repentina tempestade avaria o barco e ele começa a afundar;
4. Existem apenas dois barcos salva-vidas;
5. Um foi arrebatado pela tripulação, todos os membros da tripulação
entraram nele e este barco salva-vidas se afastou rapidamente;
6. No outro barco salva-vidas só cabem três pessoas. Como só o ATLETA
sabe manejar esse barco, ele com dificuldade coloca-o ao mar, assume o controle
do barco e grita que pode salvar mais duas pessoas.
Agora pergunte: Se você tivesse o poder de decidir, nesse momento, quem
você salvaria?
Neste momento mande que todos, individualmente, tomem uma decisão.
Salvem dois passageiros, e escrevam no papel em suas mãos, a sua escolha; logo
após, cada um deve ler a sua escolha, explicando os motivos que o levaram a
escolher aquelas duas pessoas para serem salvas.
- Pede-se que alguns voluntários digam
o que sentiram ao ter que tomar a difícil decisão.
Conclua a dinâmica dizendo:
- É claro que não se pode contestar as
escolhas pessoais de cada um de nós nem os motivos que a determinaram; mas o
objetivo da dinâmica é nos levar a refletir que, às vezes, repentinamente,
temos que tomar decisões difíceis e fazer escolhas e que as nossas escolhas
geram consequências diretamente no nosso presente e no nosso futuro.
– Não podemos colocar as emoções à
frente da razão no momento de tomar uma decisão ou fazer uma escolha.
- Cada escolha que fazemos terá
consequência, ou boa ou ruim.
- As consequências estão diretamente
ligadas à qualidade das nossas escolhas.
0 comentários:
Postar um comentário