Dinâmica: 8 dicas
para lidar com pessoas difíceis
Objetivo:
Melhorar os relacionamentos com
pessoas difíceis
Material didático:
As sugestões descritas logo abaixo
Atividade didática:
Antes da Aula:
Copie as 8 dicas descritas logo
abaixo, imprima e recorte separadamente cada uma.
Durante a Aula:
Ao final da aula
distribua as dicas entre os alunos informando que serão apresentadas algumas
dicas para ajudar aqueles que desejam melhorar o seu relacionamento com pessoas
difíceis. Solicite que cada aluno que recebeu o papel venha a frente, um a um,
e leia a dica. Forme uma discussão entre seus alunos sobre cada dica.
1 – Tente não reforçar o mau humor.
Se você disse “Bom dia” e não ouviu resposta, simplesmente siga em frente. Não
cobre, não questione. “Não precisa perguntar se a pessoa não ouviu ou se não
vai responder porque isso não vai melhorar nada”, aconselha.
2 – Outro ponto importante é evitar
ficar comentando a indelicadeza alheia. “Fofoca é ruim tanto para quem faz
quanto para quem fica sabendo depois”, explica Renata. Quanto mais você lembrar
e comentar o ocorrido, mais vai se irritar com ele.
3 – Não critique e não julgue. Se a
pessoa não parece bem, é possível que ela esteja de fato com algum problema que
ninguém está sabendo. “Claro que algumas pessoas simplesmente nascem de mau
humor e não precisam de motivo para azedar o dia dos outros, mas nem todo mundo
é assim”, diz Renata.
4 – Dê espaço. Não adianta ficar
perguntando o tempo todo por que a pessoa está daquele jeito, se aconteceu
alguma coisa etc. O melhor é deixar o colega do mau humor na dele. Deixe que
ele procure você se quiser conversar.
5 – Tome cuidado para não se deixar
contagiar. Trabalhar com alguém difícil muitas vezes pode ser um veneno para
quem não sabe tirar o foco desse problema. Por isso, o ideal é tratar com
educação e deixar para lá.
6 – Claro que tudo tem limite. Se o
mau humor se transformar em grosseria no ambiente de trabalho, você pode, sim,
responder em tom mais ríspido. Se a grosseria for muita, você pode dizer que
prefere conversar em outro momento e, principalmente, em um tom mais adequado.
7 – Se for o seu chefe, sim, a
situação fica mais delicada, mas a recomendação é a mesma. Se ele for
extremamente grosso, tente se controlar no momento e, depois, em outra
circunstância, dizer como se sentiu.
8 – Lembre-se de que todo mundo tem
um dia ruim. Ou vários. E isso também pode acontecer com essa pessoa que você
está lidando. Portanto o melhor é tentar compreender a pessoa.
Boa aula.
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