Dinâmica: Cego
guiando outro cego
Objetivo:
·
Mostrar que tanto judeus como gentios
estavam em uma mesma cegueira espiritual.
·
Conscientizar os alunos de que não
podemos ensinar a outros um evangelho que não praticamos.
Material didático:
Duas vendas para os olhos
Atividade didática:
Informe ao grupo:
“Gostaria de três voluntários para fazer um passeio de reconhecimento na sala
(limitar o ambiente para não causar transtornos com outras salas). Só que
existe uma condição: Dois alunos estarão cegos. Para o cego teremos um guia
também cego, e para dupla, um observador guia dos dois cegos”. O professor dá
alguns minutos para que o trio se prepare, vendando os alunos que serão
conduzidos. O primeiro aluno vendado inicia o giro pela sala com a orientação
do guia cego que será orientado por um terceiro aluno sem a venda nos olhos.
Todos deverão vivenciar os três papéis e, em seguida, reunirem-se na sala. Após
fazer o giro pela sala e, retornando aos seus lugares, inicia-se o relato dos
sentimentos, perguntando, por exemplo:
• Como vocês se sentiram quando na posição de
cegos?
• Como se sentiu enquanto guia?
Deixa-se que o grupo
extravase seus sentimentos em cada fase da vivência. De forma natural, o
professor começa a abordar como se desenvolveu a experiência questionando a
sala, por exemplo:
• O que vocês puderam perceber na condição de
observadores?
• Que incidentes ocorreram que mais chamaram a
atenção?
• Houve algum momento em que você, como cego, ficou
com receio de seguir o seu guia?
• Houve algum momento em que você, como guia,
sentiu que seu parceiro não queria segui-lo?
Na medida em que o
grupo tenha extravasado todos os sentimentos e relatado todo o desenvolvimento
da experiência, o professor inicia uma correlação com a realidade do
espiritual.
Mostre que o povo
judeu apesar de religiosos, eles estavam vivendo uma verdadeira cegueira
espiritual, pois professavam honrar a Sagrada Escritura, mas realmente
exaltavam a tradição judaica acima da Palavra de Deus. E a maior prova de sua
cegueira espiritual é o fato de que eles persistem em rejeitar seu próprio
Messias, Jesus. Diga que o cego representa os gentios e o outro cego o povo
judeu e o guia representa a Palavra de Deus. Fale que o povo judeu, por se
achar em um nível espiritual superior, queria guiar os gentios, mas na visão de
Paulo eram um cego guiando outro cego. Judeus e gentios precisavam de um guia
maior que era a Livro Santo.
Professor, antes de
dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano
de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e
acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social,
psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no
âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um
"show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo
precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o
mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá
inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo
na exposição do assunto.
Desejamos que esta
aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
0 comentários:
Postar um comentário