Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Dinâmica da Lição 03: O Filho Amado e Obediente (Adolescentes)



Dinâmica: Obediência

Objetivos:
Refletir sobre a importância da obediência

Material didático:
Texto de reflexão

Atividade didática:
Tire cópias do texto para reflexão e no momento da dinâmica entregue aos seus alunos. Após a leitura do texto, sugerimos logo abaixo algumas perguntas que podem ser feitas. Use a criatividade para elaborar outras perguntas.
Jesus Cristo, o Mestre dos mestres, costumava fazer perguntas para incentivar as pessoas a ponderarem e aplicarem os princípios que Ele ensinava. (Ver, por exemplo, Mateus 16:13–15; Lucas 7:40–42; 10.25-37) As perguntas Dele induziam as pessoas à reflexão, à introspecção e ao comprometimento com a verdade.
Na EBD as perguntas são usadas para conseguir-se os seguintes resultados:
1. Desenvolver a lição.
2. Esclarecer a lição.
3. Fazer o estudante pensar.
4. Colocar ênfase nas verdades importantes.
5. Manter a classe ocupada.

Texto para reflexão: O naufrágio

Uma embarcação estava a dias enfrentando dificuldades para atravessar uma tempestade no mar. Os marinheiros avisavam aos jovens estudantes para se manter juntos e com os coletes salva-vidas. Um grupo obedeceu e passou a andar no barco com a proteção devida. O tempo melhorou um pouco e chegou a hora de dormir. O comandante do navio continuou avisando que era para dormir com os coletes, mas alguns jovens começaram a rir do grupo que obedeceu, visto que a tempestade terminara. Em meio a gargalhadas, foram dormir. De madrugada, houve-se um grande estrondo no navio e as luzes se apagaram. Quase que instantaneamente a água tomou conta do dormitório que ficava na parle inferior da embarcação. Não houve tempo para nada; todos se lançaram nas aguas turbulentas e começaram a nadar. Não demorou muito para ver que a tormenta era inimiga das vidas; aqueles jovens que não tiveram tempo para colocar os coletes sofreram a perda de suas vidas na escuridão das águas, uma vez que todos os que estavam com os coletes foram salvos por um pequeno barco que os avistou boiando nas águas.

Autoria desconhecida

Respondendo francamente:

- Como você definiria a obediência?
- Você é obediente?
- A obediência dos jovens poderia ter poupando-lhes as vidas. Pergunta-se: É fácil obedecer? Por quê?
- Depois de ouvir a história contada você poderia dizer outras consequências de uma pessoa que não obedece?
- Será que vale à pena obedecer a Deus? Qual é a recompensa que recebemos por obedecermos?


Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!



SHARE

Leonésio Ponce

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

1 comentários:

  1. Neste site, você encontrará diversas dinâmicas sobre obediência que com certeza irão ajudar a melhorar o comportamento de um grupo. Confira a seguir. https://demonstre.com/10-dinamicas-sobre-obediencia/

    ResponderExcluir