Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Dinâmica da Lição 04: Relacionamento entre Amigos (Jovens)


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Relacionamento entre Amigos.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Construindo amigos”.

Dinâmica: Construindo amigos
Objetivo:  Aprofundar os laços de amizade entre os integrantes do grupo.
Mostrar que se queremos ter amigos precisamos aprender a descobrir as virtudes das pessoas ao invés de vermos os seus defeitos.
Material didático: Cartolinas e Várias canetas
Atividade didática:
Antes da Aula:
Recorte as cartolinas em tamanho 15cm X 15cm de acordo com a quantidade de alunos que você calcular ter em sala de aula. Faça alguns sobrando.
Durante a Aula:
Entregue a cada aluno um pedaço de cartolina, e solicite que todos dobrem ao meio e guarde para algo importante no final da aula. No momento da dinâmica avise que todos utilizem o pedaço da cartolina que receberam no início da aula para preparar um cartão de amigo para ser entregue a alguém da sala que eles não sabem ainda quem é. Mande-os caprichar na mensagem. Dê a eles três minutos. Em seguida reúna a sala em círculo de forma que todos fiquem abraçados. Apenas o professor deve estar de fora do círculo. Solicite ao grupo que deixe um pequeno espaço onde você possa entrar no círculo. Ao entrar o professor escolherá o aluno do espaço onde ele passou que estava a sua direita para falar a respeito de suas virtudes conhecidas em seguida ler e entrega o cartão. A dinâmica prossegue com o aluno se retirando do círculo e o professor ocupando o lugar dele. O aluno continua o processo entrando no círculo pelo lado direito do professor e fala a respeito das virtudes do aluno que está do lado direito do círculo quando ele entrou, ler e entrega o cartão para ele. O procedimento continua com o aluno do lado direito saindo do círculo e falando das virtudes do aluno que está do lado direito daquele que entrou no círculo lendo e entregando o cartão até que todos participem.
Encerre a dinâmica dizendo que todo ser humano tem seus defeitos. Se você acha que alguém não os tem, é porque não conviveu com ele ainda. Não é difícil encontrarmos os defeitos das pessoas, mas a boa notícia é que a maioria das pessoas têm virtudes que superam seus defeitos. Nós apenas precisamos aprender a focar nas virtudes em vez de obcecar com os defeitos. Se quisermos construir um relacionamento de amizade com alguém precisamos estar conscientes disso. Como cristãos precisamos aprender a enxergar nas outras pessoas as qualidades e as virtudes que elas possuem. Quando estamos em Cristo Jesus devemos fazer de tudo para motivar outras pessoas e fazê-las sentirem que tem valor para nós. Este é um grande passo para se construir um bom relacionamento de amizade.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!




SHARE

Leonésio Ponce

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

0 comentários:

Postar um comentário