Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)

Dinâmica da Lição 08: O Início do Governo Humano (Adultos)



Dinâmica: O Governo Humano

Objetivo:
Discutir sobre os pontos positivos e negativos do Governo Humano instituído após o dilúvio, comparando-o com os dias atuais.

Material didático:
Quadro de giz ou branco; Giz ou lápis para quadro branco.

Atividade didática:
Fale que a Instituição do Governo Humano foi o um dos itens do pacto divino com o a humanidade. No Século antediluviano não havia nenhum governo humano. Todo homem tinha liberdade para seguir ou rejeitar qualquer caminho. Mesmo rejeitando o Caminho, não havia refreio contra o pecado. O primeiro homicida, Caim, foi protegido contra um vingador (Gn 4.15). Sucessivos homicidas, (Lameque, por exemplo), exigiram semelhante proteção (Gn 4.23,24). Os homens, durante séculos, haviam abusado do amor e da graça de Deus e gastaram seu tempo entregues a toda qualidade de pecado e vício. Após o Dilúvio, o Caminho, o único Caminho para a vida eterna, ainda permanecia aberto diante deles, e cabia-lhes o direito de aceitar ou rejeitá-lo. Mas se o rejeitassem, continuando desobedientes às leis divinas, eram passíveis de punição imediata por parte dos seus contemporâneos, pois Deus instituiu um governo terrestre que serviria para assegurar os direitos e deveres dos cidadãos e punir quem não cumpre os deveres garantindo a ordem e segurança daquele povo.

Escreva no quadro os seguintes temas:
·         O Governo Humano e a garantia dos direitos e deveres dos cidadãos;
·         O Governo Humano punindo os desobedientes as leis;
·         O Governo Humano garantindo a ordem e segurança de seu povo

Divida a turma em três grupos, dê a cada grupo um tema, dos sugeridos logo acima, para que os alunos possam pensar e discutir sobre o assunto. Solicite que eles analisem os aspectos positivos e negativos do assunto em análise, após sete minutos cada grupo irá apresentar a sua conclusão. Para isso cada grupo terá cinco minutos. É importante que você oriente os alunos a contextualizarem o assunto, não ficando apenas no período pós-diluviano, contudo trazer também para os dias atuais. Encerre com uma palavra final de reflexão.


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Leonésio Ponce

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