Dinâmica:
Cuidando da terra e da natureza
Objetivo:
Conscientizar os alunos
sobre a preservação da terra e da natureza.
Material
didático:
revistas antigas e
jornais que tratem sobre a devastação desenfreada do meio ambiente e a
destruição da terra; fotos da internet também tratem sobre a devastação
desenfreada do meio ambiente e a destruição da terra; cola; tesoura; papel
pardo.
Atividade
didática:
Converse
com os adolescentes explicando que Deus deu aos israelitas, por intermédio de
Moisés, algumas leis civis. O povo receberia uma terra boa, que manava leite e
mel (Nm 14.8). Eles teriam que cuidar muito bem dessa terra. Uma das leis que
Deus ordenou foi o ano sabático (Lv 25.1-7). Um ano em cada sete a terra era
deixada sem cultivo para descansar. O propósito de Deus era abençoar o homem e
evitar a ganância. Hoje, as florestas são derrubadas pela ambição desmedida de
homens que não temem a Deus. O Senhor se importa com o homem e seu habitat. Em
Deuteronômio 20. 19,20, Deus ordenou que os israelitas, ao sitiarem uma cidade
e pelejarem contra ela não deveriam cortar as árvores frutíferas, pois elas
servem de mantimento para o homem. Naquele tempo o homem já não tinha
autorização para fazer o que bem entendesse. As árvores que não produzissem
frutos podiam ser cortadas, pois haveria equilíbrio.
Distribua
os materiais sugeridos e peça que os alunos montem um painel sobre a devastação
desenfreada do meio ambiente e a destruição da terra.
Diga
que as matas nativas estão sendo derrubas de forma agressiva e a terra está
sendo destruída. As consequências são muitas e todas ruins. Divida a turma em
grupo e peça que os grupos discutam as seguintes questões:
Questões
para debate:
1 - Nossas florestas e
rios são os pulmões e veias do nosso planeta, que ajudam a terra a viver e
respirar, proporcionando diversas formas de vida. Que relação a fé e a religião
têm com a terra e o meio ambiente?
2 - Consumo desnecessário
produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor. Como
você relaciona religiosidade e natureza?
3 - A Terra é uma
entidade viva que respira. Sem cuidados e carinho, haverá consequências muito
grandes para serem ignoradas. Que cuidados devemos cultivar, em nosso
dia-a-dia, para salvar a terra?
4. Consumo desnecessário
produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor. O que
fazer para se preservar a terra tendo: respeito, cuidado e um pouco de
consciência?
Encerre
trazendo uma reflexão sobre o Salmo 24.1, mostrando que como filhos de Deus
precisamos preservar a criação e saber que as questões ambientais são do
interesse do Pai, visto que tudo é Dele.
0 comentários:
Postar um comentário