Dinâmica
– Relação com pessoas de outras religiões
Objetivo:
Levar os alunos a
desenvolver uma atitude de respeito, tolerância e amor pelas pessoas de outras
religiões.
Material
didático:
Cartolinas; Pincel
permanente; imagens de pessoas adeptas de várias crenças e religiões
Pesquisas e temas exposto
no abaixo.
Atividade
didática:
Durante
a semana pesquise imagens de pessoas adeptas de várias crenças e religiões no
mundo, praticando-as. Por Exemplo: islâmicos prostrados fazendo suas orações;
multidões de muçulmanos peregrinando até Meca; judeus tradicionais diante do
muro das lamentações; budistas em templos fazendo suas orações; mórmons
visitando casas com suas famosas “pastas pretas”; católicos em procissão
adorando algum santo; espiritas buscando orientação em centros espíritas;
testemunhas de jeová visitando casas; etc. Selecione as imagens e faça um lindo
cartaz. Prepare também outro cartaz com estatísticas das religiões no mundo,
conforme modelo sugerido logo abaixo. Não se esqueça de destacar que na
estatista do cristianismo estão inclusos os seus vários ramos e divisões. A
princípio mostre cada imagem do cartaz sem fazer qualquer tipo de comentário.
Depois mostre uma segunda vez, pedindo aos alunos que identifiquem o que essas
pessoas estão fazendo e que tipo de fé religiosa praticam. Logo após apresente
cartazes com estatísticas da população mundial por religião, de acordo com a
pesquisa mostrada logo abaixo sobre as principais crenças e descrenças
mundiais. Converse com a classe pedindo que comentem o que mais lhes chamou a
atenção.
Dica: Você pode
confeccionar os cartazes com cartolina guache e pincel permanente.
População Mundial - 7, 2
Bilhões de Pessoas
Cristianismo – Cerca de
2,2 Bilhões de Adeptos
-Catolicismo
-
Protestantismo
-Adventismo
-Mormonismo
-Cristianismo oriental
-Testemunhas de Jeová, etc.
Islamismo – Cerca de 1,6
Bilhões de Adeptos
Hinduísmo – Cerca de 900
Milhões de Adeptos
Religião Tradicional
Chinesa – Cerca de 400 Milhões de Adeptos
Budismo – Cerca de 376
Milhões de Adeptos
Ateus e Agnósticos -
cerca de 300 Milhões de Adeptos
Novas Religiões - cerca
de 110 Milhões de Adeptos
Xintoísmo – De 27 a 65
Milhões de Adeptos
Sikhismo – Cerca de 20
Milhões de Adeptos
Judaísmo – De 14 a 18
Milhões de Adeptos
Espiritismo – Cerca de 13
Milhões de Adeptos
Wicca e Neopaganismo – De
12 a 19 Milhões de Adeptos
Agora
dívida a classe em três grupos. Cada grupo discutirá entre si sobre três
principais formas de relacionamentos que devemos ter com pessoas de uma fé
diferente: respeito, tolerância e amor, de acordo com o modelo sugerido logo
abaixo. Imprima cada tema e os assunto a serem discutidos dentro de cada tema e
entregue a cada grupo um tema para ser discutido entre eles. Dê a cada grupo
sete minutos para refletirem sobre os assuntos do tema em discussão. Logo após
cada grupo terá cinco minutos para expor o seu tema e os assuntos do tema.
Temas
e Assuntos a serem discutidos:
Respeito
·
O respeito impede as pessoas de ofender a
outra.
·
Quem respeita não ridiculariza do outro.
·
Quem respeita não trata de forma injusta,
diferente ou desigual.
·
Respeitar não significa concordar em todas
as áreas com a outra pessoa.
Tolerância
·
A tolerância faz com eu suporte as pessoas
com uma crença diferente da minha.
·
Uma pessoa tolerante normalmente aceita
diferentes opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo
seu meio religioso?
·
A expressão "tolerância zero"
pode ser usada para alguém de uma fé diferente da minha?
·
Tolerar não significa concordar em todas
as áreas com a outra pessoa.
Amar
·
Quem ama procura ser generoso com a pessoa
de uma fé diferente.
·
Quem ama valoriza a pessoa por seus
atributos, independentemente da fé.
·
Quem ama quer sempre o bem da outra
pessoa.
·
Quem ama procura conduzir, de forma sábia,
a outra pessoa a verdadeira fé.
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